Dependência Química

A dependência química está classificada como transtorno psiquiátrico, sendo considerada uma doença crônica que pode ser tratada e controlada simultaneamente como doença e como problema social (OMS, 2001).
Acerca da dependência química, pode-se dizer que: é uma doença que não tem cura, mas, quando tratada, pode ser estacionada; é progressiva, cresce gradativamente; é hereditária; é também um problema que atinge toda a sociedade, causando grandes transtornos a inúmeras pessoas, desestruturando famílias; e, ainda, é causa do grande número de vandalismo, prostituição, assaltos e mendicância nas ruas.
Importante ressaltar aqui que a dependência química não escolhe etnia, cor, e, tampouco, classe social.
Ela simplesmente acontece e, muitas vezes, se desencadeia por causa de uma simples curiosidade que leva o indivíduo a experimentar o primeiro gole, ou tragada, em busca de momentos de prazer.
Antes de descobrir nas drogas a fonte ideal de prazer, o dependente químico pode ter experimentado e, frequentemente, abusado de comida, televisão, sexo, trabalho, perigo, jogo, esportes…
Por se tratar de uma doença crônica, progressiva e incurável, leva a pessoa a grandes mudanças de comportamento, que prejudica não somente o indivíduo, mas cerca de seis pessoas à sua volta, trazendo a todos um grande sofrimento físico e emocional.
Como foi dito anteriormente, é uma doença que precisa ser tratada e o tratamento não cabe apenas ao dependente químico, mas a todos de seu convívio.
Portanto, é imprescindível que o dependente e toda a família procurem ajuda em um grupo de apoio.
Apenas lá você encontrará ferramentas para combater tal mal.
Amor Exigente – grupo de apoio para dependentes químicos e familiares.