Atividade Física para Gestantes-Pré e Pós-Parto

0
2907

O objetivo desta prática regular da atividade física vai desde manter e melhorar a saúde durante a gestação, bem como auxiliá-la no momento do parto, propiciar uma recuperação pós-parto mais rápida, além de beneficiar diretamente a saúde do bebê. Os benefícios da atividade física para gestantes são inúmeros, porém, para que a gestante adquira estes benefícios, os exercícios devem ser prescritos individualmente ou em grupo, respeitando sempre o gosto da gestante. Outra questão importante está relacionada com o limite físico da gestante, que é variável de acordo com o dia, a temperatura e estado mental. As gestantes são orientadas pela grande maioria pelos médicos a praticarem algum tipo de exercício físico.

BENEFÍCIOS:

  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Redução o inchaço;
  • Fortalecimento da musculatura;
  • Melhora a postura;
  • Contribui para o funcionamento do intestino;
  • Diminuição das dores lombares;
  • Controle do peso;
  • Prepara o corpo para o crescimento do bebê;
  • Facilita a recuperação pós-parto.

    Com a evolução da gravidez, a intensidade deve ser reduzida de forma gradual, variando e adequando posições. O profissional que está acompanhando a gestante acaba trocando os exercícios com o passar do tempo, já que a barriga vai crescer. Para que haja uma gravidez saudável e, acima de tudo, segura, é aconselhável que as atividades sejam feitas moderadamente e sob orientação de um educador físico credenciado, inclusive para as mulheres que já praticavam algo. Os pontos positivos da movimentação durante esse período são variados: melhora do sistema cardiorrespiratório, da autoconfiança da gestante, controle do peso, equilíbrio e flexibilidade.
    O exercício melhora a condição física, faz que a gestante não ganhe peso excessivo e tenha menos dores musculares, além de auxiliá-la a suportar com mais facilidade o trabalho de parto, com segurança que programas de atividades físicas direcionadas e orientadas para gestantes proporcionam uma quantidade imensa de benefícios tanto físicos, quanto psicológicos. Esses benefícios não se resumem somente à mãe, neste caso, gestante, mas são estendidos ao bebê em formação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here