Os padrões de potabilidade da água

A água é fundamental para a vida humana na terra desde que ela se encontre nos padrões de potabilidade para o consumo humano. Estes padrões são  estabelecidos de acordo com cada região,e os  critério estabelecidos  e/ou padrões  de potabilidade para cada um destes compostos na maioria das vezes, se baseiam em dados toxicológicos e também as condições de exposição a diverso agentes químicos.
Os padrões de potabilidade da água sofrem uma exceção para o consumo apenas quando, gosto, odor e cor indesejável estiverem fora dos padrões que chamamos de padrões organolépticos. Os critérios para a padronização dos padrões de qualidade da água são baseados através de dados toxicológicos, obtidos em experimentos, estudos epidemiológicos e o cenário da região que se encontra a determinada exposição aos componentes químicos.
Os padrões de potabilidade de água pode se diferenciar de acordo com cada pais, considerando os métodos analíticos e a tecnologia para o tratamento da água para a remoção dos toxicantes aos níveis desejados.
Outro critério que é levantado para se determinar os padrões de potabilidade da água, no caso o Estados Unidos adotam são, os custos para o tratamento da água. Então os estabelecimentos onde se tratam a água não são conduzidos somente por toxicologistas,mas sim por profissionais das mais diversas áreas.
A grande necessidade para se estabelecer um critério para a padronização da qualidade da água e conhecer todos os compostos, ou seja, a substancias químicas nas quais os indivíduos são expostos e a quantidade máxima que pode ser ingerido ao longo de sua vida chamada de IDT (Ingresso Diário Tolerável), DRF (Dose de Referencia) ou IDA (Ingestão Aceitável Diária).
Fonte:Guia de Potabilidade para Substâncias Quimicas,Editora Limiar São Paulo Outubro 2012
Foto:www.google.com.br