Energia Vital Fluindo

Segundo a homeopatia, energia vital é a força interna responsável pelo equilíbrio e a manutenção da vida. Sendo que o estado de saúde depende desta energia. Na índia é chamada de Prana, a Vida que gera vida, está presente em todos os elementos da natureza e flui através dos centros de energias do corpo, os Chakras. Qi, Chi em chinês, Ki em japonês são outras denominações desta energia que é tão valorizada e conhecida nos povos do oriente.
Como está sua energia vital?
As sensações de desânimo, cansaço, na presença de doença ou algum órgão que não funciona bem como intestino preso ou dor de estômago podem ser sinais de baixa energia vital ou desequilíbrios desta.
Ao passo que sentir-se cheio de vida, com vontade de fazer as coisas, alegria, gratidão e órgãos funcionando bem podem demonstrar a fluidez desta energia.
A cada dia existem momentos onde esta energia será abastecida e outros onde ela será perdida. É preciso estar atento para saber quando estamos perdendo e tomar a atitude de revigorar!
Técnicas de respiração ou simplesmente percebê-la,  admirar a natureza, comer alimentos frescos, tomar água, movimentar o corpo, contribuem para a renovação do Prana.
Assistir a notícias ruins, ingerir alimentos industrializados, ficar sentado o dia todo, respiração superficial, sobrecarregam o sistema energético, desvitalizando-o.
Algumas terapias foram desenvolvidas para reequilibrar o Chi, assim diversos benefícios são obtidos e torna-se mais fácil manter a harmonia: físico, emocional, mental, espiritual.
Yoga, Acupuntura, Tai Chi Chuan, Chi Kung, Homeopatia, Reiki são caminhos para liberar a fluidez de energia vital no seu Ser.
O Reiki em especial utiliza a transmissão desta energia universal através das mãos, traz clareza espiritual e mental. Restaura o contato com a alma e o Eu Superior, trazendo a sensação de inteireza e presença. Sensação de profundo relaxamento e paz, onde é possível existir a cura.
E você, como mantém sua energia vital fluindo?