A criança e a Arte!

Vivemos em um mundo que temos que saber lidar com diversas pessoas e situações e, desde crianças já temos muitos desafios para enfrentar e muitas vezes, devido a nossa história de vida, traumas, passamos por estas situações de uma forma negativa, refletindo no humor, no comportamento e na autoestima.

Algumas crianças conseguem se colocar de maneira positiva, porém outras não conseguem tolerar as suas próprias dificuldades e as do outro e passam a assumir desde uma postura passiva, até agitada e agressiva. Pensando nisto tenho trabalhado com a proposta de unir a Arteterapia e a Psicoterapia e realizar grupos de crianças.

O trabalho em grupo favorece que cada criança perceba suas necessidades e limitações. Ao compartilhar uma experiência difícil com o outro ocorre uma organização do psiquismo e cada um passa a aceitar as diferenças e semelhanças que existem entre elas, entender os limites, lidar com regras e isso fortalece a identidade de cada um.

Dentro de um grupo se resgata valores esquecidos, como a cooperação e a solidariedade, pois ao executar uma tarefa exige uma união de esforços, um poder ajudar o outro que está com dificuldades.

Dentro de um grupo as crianças experimentam novos papéis e isso ajuda a encontrar dentro de si uma nova maneira de ser. Incluir a Arteterapia na vida das crianças é promover um mundo interno mais seguro, pois ao pintar, desenhar, modelar, a criança cria um modo de comunicar seus pensamentos e a refletir sobre seu mundo interno e isso traz uma melhora na autoestima, refletindo em uma melhor relação consigo mesmos e com o mundo!

Venham participar!