Rotary Janeiro 2016

Fundado em 1905 nos Estados Unidos pelo advogado Paul Harris, o ROTARY é uma das maiores organizações internacionais de profissionais e pessoas de negócios, líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial, é uma entidade humanitária, sem fins lucrativos e religiosos. Um dos principais programas do Rotary é o intercâmbio internacional de jovens e uma das missões mundiais é a erradicação da poliomielite.

O Rotary apoia e incentiva outros grupos. O ROTAKIDS é constituído por crianças entre 4 e 12 anos, com reuniões sempre com a coordenação de pelo menos um rotariano, quando são realizadas atividades a partir dos princípios rotários visando conscientizar as crianças da responsabilidade social perante a comunidade.

Com os mesmos ideais e objetivos, o INTERACT reúne adolescentes de 12 a 18 anos, também patrocinado por um clube de Rotary. E o ROTARACT, com jovens adultos de 18 a 30 anos, realiza programas e atividades com fins filantrópicos, muitos deles em conjunto com o clube que o apoia. O propósito do Rotaract é oferecer uma oportunidade para que homens e mulheres jovens possam aprimorar os conhecimentos e habilidades que irão ajudá-los no desenvolvimento pessoal, para atender às necessidades sociais da comunidade e para promover melhores relações entre os povos de todo o mundo através da amizade.

E por fim, CASA DA AMIZADE é uma associação formada, voluntariamente, por esposas e parentes de rotarianos. Ocupam-se de promoções sociais e beneméritas além de colaborarem com as realizações empreendidas pelo respectivo Rotary ao qual está vinculada. Com outras denominações correlatas, também têm os mesmos ideais e objetivos rotários: “dar de si antes de pensar em si”.