Podemos ser melhores

Vai chegando ao fim um ano turbulento para todo o povo brasileiro. Aliás, é um ano turbulento para os povos de todo o mundo. Vivemos crises de toda ordem: educação, segurança, saúde, economia, meio ambiente, política, imigração, emprego, enfim, todos os setores da vida estão, de alguma forma, abalados por acontecimentos muitas vezes alheios às nossas vontades.

Certamente não foi o ano que desejamos ter. Foi o ano que ninguém desejou. Não pelos dias de sol ou chuva que se passaram mas pelos acontecimentos ruins que fizeram parte destes dias. Então, como poderemos ter melhores dias do que tivemos hoje? Que aprendizado levaremos para o próximo ano? Será que aprendemos algo com os acontecimentos de 2015 ou continuaremos a viver em nossos mundos particulares e fantasiosos nas redes sociais, indiferentes aos fatos que nos cercam, considerando que “se não é comigo, não me importa”!

Podemos ser melhores. Basta não desistir da vida e de acreditar. É preciso ter esperança de dias melhores e, mais do que isso, precisamos ser menos egoístas, mais solidários e mais humildes para nos colocar no lugar do outro.

Podemos ser melhores porque temos o dom de nos indignar com os erros e podemos fazer algo para consertar o que deve ser consertado.  Só precisamos agir. Reclamar menos nas redes sociais e participar mais das coisas na vida real.

Vejam só: nos indignamos com a morte da criança Síria mas não estendemos a mão para as crianças pobres que moram em nossa vizinhança ou na periferia de nossas cidades. Assistimos atônitos ao tiroteio que mata transeuntes nas ruas de uma megalópole mas não nos dispomos a diminuir a velocidade no trânsito para que o pedestre atravesse de uma calçada à outra.  Compramos fogos de artifício para torcer pelo time de futebol, mas não doamos um centavo para ajudar o asilo. Compartilhamos as dores dos outros nas redes sociais mas não paramos para fazer-lhes uma oração.

Que as dores sofridas neste ano que vai chegando ao fim possam nos ensinar a ser melhores. Que possamos ser, no ano próximo, mais HUMANOS, na melhor acepção desta palavra.

Aos amigos de todos os meses, nossos sinceros agradecimentos por acompanharem a nossa última edição do ano. A todos os que tornaram ela possível, nossa singela homenagem e gratidão. Somos todos unidos pelo propósito de vivermos dias melhores e para que isto ocorra compartilhamos, uma vez mais, um pouco do nosso trabalho, na esperança de que ele possa fazer a diferença em pelo menos um instante na vida de quem vai ler estas páginas.

A edição de dezembro reúne, além do variado conteúdo, as mensagens dos nossos patrocinadores e amigos que tornaram possível esta jornada ao longo de 2015. Um período em que caminhamos juntos por caminhos difíceis, entretanto, é justamente a união que permite vencermos os obstáculos e as adversidades. Desde já, fica o convite para que estejamos sempre unidos para seguir pelos dias que virão no ano novo.

A todos – leitores, patrocinadores, colaboradores – nossa imensa gratidão. Boa leitura e até a próxima.

Boas Festas!

Feliz Natal!

Feliz Ano Novo!