Co-dependência

A Co-dependência é um tipo de patologia emocional de relacionamentos.
Ao observar o comportamento de parente, ou pessoas mais próximas de um dependente químico ou pessoa que apresentava algum grau de dependência foi observado que estas pessoas apresentavam problemas em seus comportamentos e relacionamentos.
De início, a descrição deste quadro incluía apenas famílias de pacientes alcoólicos, mas com o tempo, abrange membros de família (ex. esposas ou maridos, mãe, pai, irmã ou irmão, avó ou avô, etc.) onde um dos seus apresenta dependência a substâncias psico-ativas lícitas: droga, álcool, problemas com o Jogo e em alguns casos, dependentes do sexo e do trabalho.
A Codependência está associada a várias formas de abuso físico, emocional e em alguns casos sexual.
Indivíduos cujas necessidades foram negligenciadas ao longo do seu desenvolvimento. A maioria dos Co-dependentes sente uma atração (necessidade em criar um vínculo afetivo) por indivíduos que aparentam, na perspectiva do Co-dependente, necessitar de ajuda; carentes, dependentes, rejeitados, estigmatizados (vítimas de injustiça) e /ou impulsivos.
Caracteriza-se por:
-Baixa autoestima e distorção cognitiva;
-Incapacidade de estabelecer de limites saudáveis nos relacionamentos de intimidade e de compromisso;
-Incapacidade em reconhecer e compreender a sua própria realidade (negação, racionalização e ilusão);
-Incapacidade de assumir a responsabilidade em gerir as suas necessidades quando adultos (atitudes, emoções e comportamentos);
-Tolerância desmedida à dor, à impotência, à rejeição, à agressividade (sem limites);
-Evoca o amor e a paixão para se aliar a parceiros/as onde a relação é baseada em jogos psicológicos e controlo.
-Incapacidade de identificar e expressar emoções dolorosas de forma moderada e ou construtiva (ex. raiva, ressentimento, medo, culpa e vergonha).
-Incapacidade de tolerar a separação, o luto, divórcio ou a frustração dos outros. Preocupação desmedida com aquilo que os outros fazem ou dizem; dependente da aprovação dos outros de forma a criar a sua própria identidade e auto conceito. Se o parceiro está zangado, tudo está mal. Se o parceiro está alegre, tudo está bem.