Eternidade

0
833

“Expecto ressurrectionem mortuorum et vitam venturi saeculi”, esta é nossa fé! Nossa esperança, nossa alegria! Com estas palavras retiradas do final do texto do chamado “Símbolo Niceno-Constantinopolitano”, de fins do século IV, exorto a todos a proclamarem que a cruz símbolo de castigo, vergonha, humilhação e derrota, tornou-se para nós a árvore da vida! Dela pendeu a nossa salvação, podemos adorá-la e bendizer a Deus Pai, porque ali está a nossa saúde, a nossa vida e nossa ressurreição! Nossa fé deve ultrapassar os sentidos e deslumbrar-se com a alegre esperança na vida eterna, atitude fundamental da doutrina cristã.

Certamente falar e acreditar na ressurreição diante da cultura de morte, do imediatismo, do consumismo e da recusa da fé em nossos dias é nadar contra a corrente! Porém, São Paulo já dizia: “Se esperamos em Cristo apenas para esta vida, somos os mais miseráveis dos mortais” (1Cor.16,19). Se cremos irmãos, o fazemos por inteiro e para todo o sempre!

Cristo revela esta plenitude de maneira gradual aos discípulos e muitas vezes compara a vida eterna como um grande banquete, uma reunião de pessoas que se amam, que se querem, um ágape e misticamente como uma festa de bodas, indicando a união nupcial de nossas almas com o eterno e divino Esposo. É a “visão beatífica” tão buscada, esperada e desejada pela nossa alma! São Paulo diz que agora nós vemos em um espelho e de modo confuso, e que na eternidade será face a face. Agora caros irmãos nosso conhecimento é limitado, depois conheceremos como somos conhecidos. Encontraremos e contemplaremos o Amor perfeito e deste encontro irromperá o amor, a felicidade perfeita e a paz!

Irmãos! Que a fé na ressurreição nos encoraje a sermos santos! Que a mesma fé geste em nós um desejo, uma ambição pela eternidade! Que a ânsia pelo encontro com o esposo de nossas almas seja maior que a apreensão acerca da morte, aliás, se amamos a Deus acima de tudo, devemos amá-lo também acima da morte. Ela é apenas a porta de entrada para a eternidade, porque em Cristo ela foi vencida!

Feliz Páscoa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here