A importância da Aceitação, da Fé e da Confiança em um Poder Superior

Verificamos, por experiência própria, que a aceitação, a fé e a confiança num Poder Superior são absolutamente necessárias para que possamos nos curar de distúrbios emocionais. Nós, que estivemos gravemente doentes, que buscamos ajuda em todas as instituições criadas pelo homem e, ainda assim, continuávamos doentes, finalmente tivemos de admitir que, para curar-nos, precisávamos acreditar num Poder Superior, isto é, Deus, na forma em que o concebemos.
Muitos de nós não estávamos procurando um Poder Superior. Muitos de nós éramos contrários a qualquer referência à espiritualidade, a Deus ou a qualquer tipo de Força Superior. Muitos de nós nos dizíamos ateus ou agnósticos. Muitos de nós dizíamos pertencer a uma igreja, mas continuávamos doentes. Muitos de nós buscávamos assistência em todas as fontes de tratamento de distúrbios emocionais, mas continuávamos doentes e ainda piorávamos.
Aonde mais deveríamos ir? O que restava ainda tentar? Graças a Deus, apareceu um programa “Anônimo” que nos propiciava um meio de nos curar e também encontrar e aceitar um Poder Superior, ao qual nós poderíamos agarrar e do qual nos poderíamos utilizar. Nós, que nos curamos por meio dos Doze Passos e da aceitação e fé num Poder Superior, tivemos de fato muita sorte e somos muito gratos: sorte por ter encontrado esse Poder Superior. Foi assim que nos curamos.
E é assim que outras pessoas também poderão curar-se. Não conseguimos encontrar outra forma de nos curar. Só Deus sabe quanto a procuramos. Para nós, esse Poder Superior foi o único caminho para a paz, a felicidade e a cura. Se você puder encontrar outro meio e com ele se curar, desejamos-lhe muito boa sorte e alegramo-nos por você. Também lhe pedimos que nos informe a esse respeito. Há outras formas de assistência, é claro, que têm sido úteis a muitas pessoas. Mas não nos curaram. E por “nós” quero dizer um grupo de pessoas que estavam doentes e não se curaram por outros meios. Para nós, nada restou a não ser “passar a crer” num Poder Superior e encontrar a cura.
Muitos de nós dizemos que foi bom termos estado doentes, já que nossa enfermidade levou-nos a encontrar nosso Poder Superior como o entendemos. A pessoa que tem distúrbios emocionais é muito egocêntrica e, em geral, tão arrogante que julga difícil, admitir a existência de um Poder Superior. Pode-se definir Poder Superior da maneira que quiser: a evolução, a força da gravidade, o movimento dos átomos, a bondade ou o que bem entender. A verdade, simples e prática, é que a aceitação, a fé e a confiança em um Poder Superior fez por nós o que não pudemos fazer por nós mesmos, como também nenhuma força humana, isto, é, restabelecer nossa sanidade e devolver-nos a uma vida plena e sadia. Transformamo-nos de homens e mulheres perdidos e inúteis, arruinados por problemas emocionais, em membros produtivos da sociedade. Isso é um milagre – e um milagre que só pode ser feito por um Poder Superior. Por isso nos confessamos profundamente gratos
24 hs de Paz e Serenidade