Reuso de esgoto tratado

O crescente aumento da população vem aumentando a demanda por água, utilizada para consumo direto ou em processos produtivos, consequentemente aumentando a geração do volume de esgoto nas cidades.
Outro fator agravante e que este esgoto muitas vezes não é tratado e destinado de forma correta nos corpos d´água ou na superfície do solo causando vários danos irreversíveis ao meio ambiente.
Na busca de soluções para a redução ou eliminação destes problemas uma das alternativas utilizadas é o tratamento de esgoto e posteriormente seu reuso na irrigação agrícola onde ocorre a  escassez de água como nas regiões semiáridas  ou em áreas que se apresentam distantes de mananciais para o abastecimento.
Apesar desta grande alternativa de forma sustentável, pouco é difundido esta prática em nosso país. Existem poucos registros de reusos planejados em todas as atividades econômicas e principalmente na agricultura.
A grande vantagem do emprego de água residuária na irrigação é a otimização do uso racional da água, redução do nível de purificação do efluente e consequentemente redução com custos com fertilizantes agrícolas, uma vez que o esgoto tratado se constitui de um excelente fertilizante natural.
Atualmente com a crise hídrica que sofre toda a região sudeste, medidas para redução devem ser tomadas e como exemplo pode citar a Prefeitura anunciou nesta a Sanasa pretende lançar 890 litros por segundo de água de esgoto tratada para reuso – 99% pura, mas imprópria para o consumo – nos rios Atibaia e Capivari, com a intenção de abastecer a cidade.
Foto: www.google.com.br