A essência do Euclidianismo

Nome: Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha.

Nascimento: Fazenda Saudade, Cantagalo, Rio de Janeiro, a 20 de janeiro de 1866.

Morte: Rio de Janeiro, 15 de agosto de 1909 (assassinado).

Profissão: Engenheiro. Nessa condição, morou em São José do Rio Pardo entre 1898 e 1901, reconstruindo uma ponte metálica.

Sua principal obra: Os sertões, publicada em fins de 1902, mas em sua quase totalidade escrita nesta nossa cidade. Os símbolos de sua presença aqui, como engenheiro e como escritor, são a cabana de sarrafos e zinco e a ponte metálica, inaugurada a 18 de maio de 1901 e agora inteiramente restaurada. A redoma que protege a cabana foi inaugurada em 1928.

Início do movimento euclidiano rio-pardense: 15 de agosto de 1912, com a visitação que uns poucos amigos de Euclides fizeram à ponte e à cabana, em lembrança ao terceiro ano da morte do escritor. Isso quer dizer que o euclidianismo rio-pardense tem 102 anos de ininterrupta atividade. Não há nada igual no Brasil todo.

15 de agosto de 1925: instituído o Dia de Euclides da Cunha, declarado feriado municipal e considerado o início remoto da Semana Euclidiana. No mesmo ano foi criado o Grêmio Euclides da Cunha.

Semana Euclidiana: idealizada e dirigida pelo Dr. Oswaldo Galotti em 1936, auxiliado por uma Comissão de Festejos Euclidianos.

Maratona Intelectual Euclidiana: criada por Hersílio Ângelo, professor de Português do então Ginásio do Estado. A 15 de agosto de 2014, foi efetuada a 76ª Maratona, que reuniu estudantes das mais diversas partes do Brasil. É considerada a mais antiga e tradicional competição estudantil do País.

Casa Euclidiana: criada em 1946 pelo advogado e jornalista rio-pardense Honório de Sylos. Hoje é órgão subordinado ao Departamento de Esporte e Cultura do município.

A atual diretora do DEC é a Profª Lúcia Vitto; a curadora da casa é a Srª Ana Paula Lacerda.

São atividades fundamentais da Semana Euclidiana:

– o desfile de 9 de agosto. Este ano foi mais de cinco mil participantes;

– os Ciclos de Estudos Euclidianos, que reúnem desde alunos do ensino fundamental, até os de ensino superior; suas aulas vão de 9 a 14 de agosto;

– a conferência de abertura, a 9 de agosto. Este ano o orador foi o Prof. Nicola Souza Costa;

– a comemoração do Episódio Republicano Rio-Pardense, a 11 de agosto. Orador: Prof. Marcos De Martini;

– a conferência oficial, a 14 de agosto. Conferencista em 2014: Ministro Sidnei Beneti, do Superior Tribunal de Justiça (Brasília);

– a romaria à cabana histórica, que este ano teve como orador oficial o Prof. Antônio Fernando Torres.

Pelo livro Os sertões e pelo conjunto de suas obras, que tratam sempre de problemas brasileiros, Euclides da Cunha é considerado como figura ímpar na literatura e na própria cultura brasileira, em seu mais alto sentido.