Tempo de comemorar

Amigos de O JornalZinho, apresentamos aqui a nossa edição de junho, na expectativa de que todos tenham um mês de alegrias e de comemorações. Trazemos, como sempre, um resumo dos eventos, das festividades, daquilo que ao longo do mês que passou fez parte dos melhores momentos da vida de muitas pessoas, nossos leitores e sempre seguidores do nosso trabalho.

Para quem torce pelo esporte de maior repercussão nacional, o futebol, é tempo de Copa do Mundo. Ao vermos para este grande evento, temos de olhá-lo pelo prisma da transformação cultural. A Copa do Mundo 2014 fez com que o país amadurecesse para resolver as suas questões sociais, para reivindicar seus direitos, para exigir respeito. Se o país ganhará ou não apenas se saberá em julho, contudo, em parte podemos considerar uma vitória da sociedade. Deixamos de dizer “amém” para tudo. Nos tornamos mais contestadores. Mais exigentes. Mandamos o recado: queremos um país melhor.

Neste mês de junho, quando todas as atenções se voltam para o esporte, não podemos nos esquecer que também é comemorado o Dia dos Namorados. Nossas homenagens aos casais que, na rotina do dia a dia, nos encontros de olhares, nos fetos trocados pelas ruas, praças, nas baladas, fazem o mundo um tanto mais sensível, reforçando a mensagem de que o amor sempre existe.

E, uma das formas de amar é compartilhar, é ser solidário. Portanto, agora que o inverno deu as caras, conclamados às pessoas de bom coração que dividam calor doando cobertores e agasalhos a quem necessita. Procurem pelas campanhas das prefeituras, da Polícia Militar, dos asilos, das creches, ONGs. Aquecer os necessitados é amor sublime. É amor puro. Pratique esta ação e viva um tanto mais feliz.

Meses atrás falamos aqui sobre gentileza. E queremos manter acessa a chama desta campanha, para quer possamos ser mais humanos e gentis, mais tolerantes, respeitadores, mais cidadãos. Gentileza gera gentileza!

Façamos ouvir e sejamos ouvidos pela manhã, com um sonoro bom dia ao companheiro de trabalho, ao vizinho, ao desconhecido no ponto de ônibus. Muitas vezes, um sorriso e um bom dia podem mudar a vida de alguém. Às vezes você não precisa de um sorriso ou ouvir um ‘bom dia’, mas a pessoa que está ao seu lado precisa. Pode ser um sinal para ela de que o mundo ainda é bom, justamente num momento em que ela pode estar desistindo do mundo.

Ser gentil abre portas. Ser gentil pode ser a oportunidade de um emprego novo. De uma amizade nova. De uma vida nova. Às vezes, sua atitude gentil pode estar sendo observada por alguém que, de fato, poderá trazer a transformação que você tanto busca.

E não poderíamos terminar o nosso papo aqui sem lembrar que agora é, também, tempo de festejar um das nossas tradições mais originais, as Festas Juninas. É tempo de comemoração, daquelas que, com seus sabores e brincadeiras, nos fazem ser crianças sempre. Neste período nos lembramos que somos todos caipiras, mesmo que tenhamos uma vida mais urbana.

E assim, com festas, comemorando o amor e nossas tradições, desejamos que todos tenham um ótimo mês de junho. Dando espaço à gentileza. Compartilhando amor. Comemorando.

Abraço a todos e até a próxima!