Cantareira: água pode faltar por negligência e desperdício

No ultimo mês estávamos falando sobre o baixo nível dos reservatórios do Sistema Cantareira na cidade de São Paulo, aonde o nível de seus reservatórios chegaram ao alarmante numero de 16,9% de sua capacidade. Embora o regime de chuvas tenha interferido para o problema em questão, outros fatores podem ter influenciado para o ocorrido.
A dois fatores que influenciaram na baixa dos níveis do reservatório. O primeiro foi ocasionado pelos maus tratos com a natureza que circunda aquela região, onde segundo o site O eco “Um diagnóstico com imagens de satélite de alta resolução realizado pelo IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas mostrou que, embora haja boa cobertura de Mata Atlântica na bacia de drenagem do Sistema Cantareira (aproximadamente 40%), há um déficit nas Áreas de Preservação Permanente (APPs). Mais conhecidas como matas ciliares, as APPs têm o papel, entre outras funções, de proteger as cabeceiras de rios e nascentes, contribuindo para a manutenção da qualidade e da quantidade de água”.
Outro fator que contribuiu foi o desperdício que segundo este mesmo site “Além disso, se espiarmos “dentro do cano” perceberemos como o clima não é o único culpado. Estimativas indicam que 25% da água destinada a São Paulo se perde em tubulações antigas e em ramais clandestinos. Dessa forma, se não temos cuidado com a caixa d’água que nos abastece e ainda desperdiçamos boa parte da água após ser armazenada e tratada, não podemos responsabilizar apenas São Pedro”.
Fonte: www.oeco.org.br
Foto:www.google.com.br