O lixo da virada

Começa mais um ano. Ano novo, ano de copa e ano também de muito lixo!
Em todo o País após as festividades do Ano Novo, as cidades são tomadas por uma grande quantidade de lixo jogada nas ruas, praias e etc…
Segundo o jornal O Fluminense “O dia seguinte à comemoração de fim de ano na Praia de Icaraí, em Niterói, foi de muita limpeza. O trabalho começou às 6h e terminou às 10h na praia, que recebeu cerca de 400 mil pessoas que escolheram o município para passar a virada. De acordo a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), a quantidade de lixo retirado em toda a cidade foi de 200 toneladas, mais que o dobro da coleta registrada no ano anterior, quando foram recolhidas 71,72 t de detritos”.
Em Belo Horizonte a Praça do Papa, na região Centro-Sul de BH, estava repleta de lixo. E segundo uma moradora “Fiquei espantada com a sujeira e o descaso. Tem garrafas e cocos espalhados por todos os lados. As pessoas esquecem que a praça é de todos e que deve ser preservada”, afirmou a musicista Virgínia Carvalho, de 57 anos.
Já em Pernambuco, “muitos pernambucanos e turistas levantaram cedo para aproveitar o primeiro dia do ano na praia. Em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, cenário escolhido por milhares de pessoas para o réveillon, os banhistas agora têm que dividir espaço com o lixo deixado de rastro após a festa da virada” afirma o jornal Diário de Pernambuco.
Somente com a ação conjunta entre poder público e a população de um modo geral, poderá reverter esta situação. Pois não é só um problema econômico e ambiental, mais sim também de educação e cidadania da população.
Fontes: www.jornal.ofluminense.com.br
www.hojeemdia.com.br
www.diariodepernambuco.com.br
Fotos: www.diariodepernambuco.com.br