O Mercado Ilegal em 2012

Os brasileiros gastaram R$ 23,8 bilhões em produtos piratas em 2012, segundo levantamento inédito realizado pelo Fórum Nacional Contra a Pirataria (FNCP). Entraram nesta conta: perfumes, óculos, brinquedos, cigarros e softwares falsificados, pirateados ou contrabandeados que chegaram à casa do consumidor por caminhos ilegais.

Dos 11 setores listados pelo Fórum, o que mais sofreu com a pirataria foi o de softwares. Em 2012, o mercado legal movimentou R$ 2,52 bilhões enquanto no ilegal foram movimentados R$ 2,84 bilhões, ou seja, o mercado ilegal superou o volume do legal. Outro setor que chama a atenção é o de perfumes: no ano passado, o mercado legal vendeu R$ 2,51 bilhões e no pirata foram vendidos R$ 2,45 bilhões. Em seguida, figuram os consoles de videogame: o brasileiro gastou R$ 488 milhões em produtos ilegais, contra R$ 814 milhões desembolsados em aparelhos originais.

Em valores, o mercado informal de óculos é o líder: foram R$ 8 bilhões, 41% em relação às vendas legais (R$ 19,5 bilhões). O comércio de cigarro falso aparece em seguida, com R$ 4,8 bilhões, ou 26% dos R$ 18,7 bilhões movimentados pela formalidade. Outros itens muito falsificados são produtos de limpeza (R$ 2,2 bilhões), TV por assinatura (R$ 1,8 bilhão) e relógios (R$ 624 milhões).

O cálculo para descobrir o número da pirataria é feito de diversas maneiras, de acordo com cada setor. O de pilhas, por exemplo, avalia o produto no descarte. Neste caso, 30% das pilhas descartadas foram identificadas como piratas.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular 58% dos brasileiros compraram pelo menos uma mercadoria pirata no último ano: sendo 58% dos homens e 55% das mulheres.

No total, o mercado ilegal dos 11 setores listados movimentou em 2012 um volume equivalente a 26,3% das vendas do mercado legal destes produtos.

Setor           Mercado Legal        Mercado Ilegal           Mercado Ilegal/Legal
Óculos             R$19,5 bi               R$ 8,0 bi                        41,0%
Cigarros           R$18,7 bi               R$ 4,9 bi                        26,1%
Softwares        R$ 2,5 bi                R$ 2,8 bi                        112,7%
Perfumes         R$ 2,5 bi                R$ 2,4 bi                        97,5%
Prod.Limpeza   R$14,9 bi               R$ 2,2 bi                        15,0%
Tv por assin.    R$23,7 bi               R$ 1,8 bi                          7,6%
Câmeras          R$ 2,0 bi                R$500 mi                      25,0%
Videogames     R$814 mi               R$488 mi                      60,0%
Pilhas               R$ 1,6 bi                R$480 mi                      30,0%
Brinquedos       R$ 4,3 bi                R$130 mi                        3,0%
Músicas            R$100 mi               R$ 48 mi                      48,0%
TOTAL               R$ 90,7 bilhões      R$ 23,8 bilhões             26,3%