O Impacto da Alta do Dólar

A alta do dólar no último mês fez com que o valor da moeda americana chegasse à casa dos R$2,20, nível registrado na crise internacional de 2009. Este novo patamar do dólar, impacta diretamente a economia brasileira, principalmente nos preços de alguns produtos.

Empresas que importam mercadorias acabadas ou dependem de insumos adquiridos no exterior ou cotados em dólar já admitem o repasse aos preços. É o caso dos grandes varejistas de vestuário no Brasil. O vestuário importado representa cerca de 20% a 30% dos produtos das grandes redes. Além disso, a alta do dólar afeta o preço do algodão, que representa 40% dos custos de produção doméstica das peças.

Da mesma forma, a indústria panificadora acena para reajustes nos preços. Isto porque o pão francês, massas e biscoitos têm o trigo importado como matéria-prima.

O custo de insumos agrícolas usados em algumas plantações e na alimentação de animais também pode aumentar, o que repercutiria nos preços de toda a cadeia, em especial, no custo de frutas, hortaliças, carnes e aves.

Outros itens alimentícios devem sentir esse efeito, já que, com o dólar fortalecido, a exportação fica mais atraente e, algumas empresas brasileiras deixam de vender no mercado nacional para exportar suas mercadorias e receber em dólar. Desta forma, ocorre uma queda da oferta no mercado interno e os preços tendem a subir.

Também sensível à oscilação da moeda americana é o segmento de eletroeletrônicos, que tem um nível de estoque pequeno. Produtos como televisores, lavadoras e celulares mesmo que não sejam importados, usam componentes vindos do exterior.

A percepção do mercado é que o repasse da alta do dólar aos preços dos produtos no país está cada vez mais rápido. Para especialistas, no passado, esse repasse costumava chegar ao consumidor com um atraso de um a dois meses. Atualmente, eles observam que a velocidade tem sido maior quanto mais rápido é o ritmo do ajuste do câmbio e mais alto se torna o preço da moeda americana.