Energia gerada de arvores vivas

No ultimo mês comemoramos no dia 22 o Earth Day, ou seja, o Dia da terra. Que vem alertar e trazer uma importante mensagem para os dias atuais. Como a analogia de Gaia que retrata nave que vaga pelo universo sem reabastecer de energia, alimento, combustível e entre outros, mas que a cada ano mais passageiros entram nesta nave chamada “Gaia” ou propriamente dito “Planeta Terra”. E é através deste exemplo clássico que se deve a busca incessante de alternativas de melhorias no consumo dos recursos naturais, tecnologias mais limpas e etc.
E baseado nestes esforços cientistas americanos descobriram outra fonte de energia bastante eficiente e talvez até surpreendente, que é a energia retirada de arvores só que vivas.
Veja o mecanismo de funcionamento para o maior entendimento. “A eletricidade retirada da energia das árvores é gerada independentemente dentro da planta e apenas coletada pelas lâminas. Diante do problema como um todo e em busca de desenvolver novos tipos de energias renováveis, uma equipe formada por alunos e professores do curso de engenharia elétrica descobriu que as árvores produzem pequenas quantidades de energia, da ordem dos milivolts (milésimos de volt), que podem ser medidas e aproveitadas para alimentar pequenos aparelhos eletrônicos. O valor exato varia de árvore para árvore, mas a equipe conseguiu determinar que em espécies como o Bordo ela pode chegar a até 200 milivolts. É pouco, mas com a ajuda de conversores CC-CC, também projetados pela equipe e que aumentam a tensão para aproximadamente 1,1 V, é o suficiente para alimentar circuitos de baixíssimo consumo, como sensores que poderiam ser usados para detectar incêndios florestais ou monitorar a saúde das próprias árvores.”
Fontes: www.carmehil.com.br
Foto: www.google.com