A importância dos valores de vida!

Estamos vivendo em uma sociedade onde algumas coisas e situações de vida que antes era um absurdo estão ficando naturais: filhos desrespeitando seus pais, pais mentindo para seus filhos e os repreendendo quando estes acabam mentindo também. A sociedade está sem  princípios éticos e com um excesso de liberdade, o que nos faz pensar em que valores estamos deixando para as nossas crianças?

Os Valores são princípios que norteiam nossa vida moral, emocional e também espiritual, e que nos dão sentido na vida e enriquecem a personalidade. Esses valores vão sendo construídos desde o início de nossas vidas e dentro da nossa família. Todos devem entender que a família é a primeira escola que vai transmitir os valores que ajudam na construção do ser.

A criança tem nos pais a referência de ser humano, é a eles que os filhos vão se espelhar, desta forma, os pais precisam se conscientizar que o ambiente familiar que eles oferecem aos filhos vão construir as suas atitudes e seu caráter. Assim, os pais devem mostrar aos seus filhos atitudes coerentes, com regras claras, sem mentiras e ajudar seus filhos a serem responsáveis em suas atitudes e compromissos.

As mentiras alteram a realidade e não auxilia o filho a vivenciar as frustrações e as perdas que a vida impõe, já os valores fortalecem a responsabilidade e orientam as escolhas e decisões diante do mundo.

Precisamos cultivar a verdade para que ela possa construir o caráter e sustentar a vida dos filhos, preparando-os para a vida na sociedade, essa é a maior herança que os pais podem deixar aos seus filhos.