Afeto e Consumismo

0
500

Vemos hoje a grande atuação da mídia no universo das crianças e adultos mostrando vários produtos inéditos e estimulando o consumo muitas vezes desnecessário.

Nem todas as famílias conseguem viver com o que ganham e muitos consomem além do que podem. Faz-se necessário consumir produtos para a sobrevivência, porém o consumismo, acaba com qualquer orçamento familiar, pois você acaba gastando o que tem e o que não tem.É importante manter o equilíbrio entre o que se pode gastar e o que se gasta realmente, para assim poder ter sempre uma reserva, mesmo que mínima, no final do mês.

É muito comum as crianças ficarem horas na televisão assistindo a todos os brinquedos e aparelhos eletrônicos que estão sendo lançados no mercado e pedirem para seus pais comprarem. Os pais muitas vezes fazem o possível e o impossível para poder garantir essa alegria para o filho, pois muitas vezes sentem-se culpados por terem grandes rotinas de trabalhos e pouco tempo para poder conviver e curtir o filho, e já que trabalham tanto para ter o dinheiro podem oferecer esse mimo para o filho. Desta forma acabam estimulando a troca de afeto por consumismo.

É necessário, os pais introduzirem na educação de seus filhos o saber lidar com o dinheiro para assim evitar o consumismo. A criança não precisa de todos os brinquedos que ela pede, talvez ela esteja reclamando de alguma ausência e carência na sua vida e isso é importante os pais observarem. Por mais condições que os pais tenham a criança precisa saber que para ter o dinheiro envolve um trabalho, um sacrifício, uma meta na vida e os pais podem auxiliar os filhos a estabelecer metas para ter o brinquedo esperado, conseguindo poupar um dinheiro no cofrinho para ele ir podendo sonhar e conquistar esse sonho.

Muitas vezes um tempo maior com a família, brincando com os filhos, passando valores de vida como responsabilidade, limites, respeito e amor ao próximo, podem ser melhores do que dar o brinquedo da moda para o filho, para ele não ficar triste. O brinquedo não substitui a presença e carinho dos pais, eles podem conviver juntos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here