Liberte-se da Culpa

A culpa pode ser definida como a responsabilidade que sentimos quando praticamos algo que, possa ter causado dano ou ofensa a alguém. Para buscarmos a libertação da culpa é fundamental entender porque estamos sujeitos ao erro. As leis morais estão gravadas na nossa consciência, que é o árbitro interno, que se encarrega de estabelecer as diretrizes de segurança para a vida. Sempre que agimos em desacordo, ela se manifesta, direcionando nossa atenção para o sucedido, objetivando o arrependimento e a reparação.

A culpa somente tem sentido até o momento em que tivermos a consciência do erro. A partir daí ela passa a ser nociva ao melhoramento, pois ela não faz ninguém se sentir melhor, nem serve para modificar uma situação. A culpa constrange, inferioriza, deprime. Não adianta nada remoer o passado, cultivar o remorso e o ressentimento. Quando compreendemos o real sentido da vida, passamos a entender que errar faz parte do aprendizado.

Não importa o tamanho do erro, ele faz parte da aprendizagem e costuma ensinar muito mais do que o acerto. As dificuldades, os problemas, os enganos e até as ilusões são formas de treinamento para que alcancemos a maturidade. Por isso, a culpa deve ser eliminada da nossa mente, pois, poderá, em longo prazo, desencadear enfermidades no corpo físico. Inclusive, algumas pesquisas comprovam que sentimentos como o ressentimento e a culpa são encontrados na maioria dos casos de câncer.

Em vez de nos submetermos à escravidão que a culpa pode causar, devemos buscar reparar os equívocos, fazendo o bem em compensação ao mal que praticamos, tornando-nos humildes, se tivermos sido orgulhosos, amáveis, se tivermos sido severos, caridosos, se tivermos sido egoístas, úteis, se tivermos sido inúteis, benignos se tivermos sido perversos.

Autoria desconhecida