Crianças Estressadas

Tenho acompanhado a rotina de muitas crianças que mais parece a vida de um adulto!  Elas fazem muitas atividades: vão à escola, à aula de Inglês, à natação, fazer trabalho… A criança vai se cansando e começa a se cobrar, pois, precisa cumprir todas as tarefas acertando e vencendo todas sem ter nenhum fracasso!

Essa rotina cheia da criança também causa um estresse nos pais, pois eles precisam se organizar para poder levar o filho para todos os lugares. O estresse dos pais contribui também para o estresse do filho.

Esse excesso de informação, pressões e novas construções familiares que as crianças vivenciam atualmente, podem gerar um sentimento de insatisfação, ansiedade e estresse.  O estresse é uma reação do organismo diante de situações difíceis ou excitantes. Quanto mais tempo viver sob o estresse mais prejuízos eu passo a ter.

O estresse da criança não é muito diferente do adulto. Alguns sinais que começam a aparecer na criança estressada é uma combinação de: humor irritadiço e deprimido, com choro fácil, alto grau de ansiedade e agressividade. Ficam desafiantes, mais que o normal e passam a ter problemas na escola e para dormir e fazerem xixi na cama.

A criança ainda não tem a maturidade emocional e os recursos internos como os de um adulto para lidar com os inúmeros compromissos e com todas as responsabilidades que eles requerem e isso acaba aumentando o medo do fracasso e de punição afetando diretamente a auto- estima e auto confiança da criança.

As crianças precisam sim passar por situações estressantes, como enfrentar o medo daquela atividade nova, pois essas situações as ajudam a crescer e se preparar para enfrentar o mundo, porém os pais devem ajudar. Eles precisam estar atentos e cuidar de seu próprio estresse, respeitar o ritmo de cada criança, sem fazer comparações e valorizar a criança dentro do que ela consegue fazer e evitar que ela pense que só será amada se ela fizer todas as atividades de forma perfeita!