Uma Páscoa mais “salgada”

Os ovos de Páscoa chegarão aos supermercados e lojas especializadas até 9% mais caros este ano, na comparação com 2011. Segundo os fabricantes, o aumento no preço do açúcar e dos salários dos funcionários motivaram o reajuste no preço dos ovos.

Entre as marcas líderes de vendas, a Lacta informa que os reajustes chegam a 9%. Na Kopenhagen, a alta varia de 5% a 7,5%. Já a Nestlé diz que promoveu um reajuste abaixo da inflação, entre 3% e 4%.

Apesar do aumento nos preços, os fabricantes estão otimistas com relação ao volume de vendas: a expectativa da indústria é de um crescimento de até 28,7% nas vendas este ano. Em 2011, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), o consumo de ovos de Páscoa no Brasil teve alta de 7% em relação a 2010.

Essa expectativa de crescimento tem sido impulsionada principalmente pelo aumento do consumo da população de classe média, que tem apresentado elevação no seu poder de compra recentemente.

A previsão mais otimista é da Cacau Show, que tem como público-alvo exatamente essa parcela da população, e espera um aumento de 28,7% nas vendas. A Chocolates Brasil Cacau estima uma alta de 28%, enquanto a expectativa da Nestlé é de um aumento de apenas 5% nesta Páscoa.

O Brasil é o quarto maior produtor de chocolate do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra. Para este ano, os fabricantes brasileiros estão colocando no mercado cerca de 90 lançamentos de produtos.

Entre as grandes apostas estão, além dos tradicionais ovos com brinquedos e personagens para as crianças, serão lançadas caixas que juntam marcas clássicas num só ovo e ovos com uma proposta premium, inspirados nas lojas de brigadeiro gourmet.

A dica para quem quer economizar é comparar preços e pesos das embalagens e antecipar as compras!!!