Ainda Bem Que os Meus Recursos São Limitados!

Engraçado alguém começar a escrever um assunto que, normalmente, não gostamos de tocar e que, seguidamente, ultrapassamos. Por mais engraçado que possa ser, é justamente no momento que percebemos que os nossos recursos emocionais, financeiros e de saúde são limitados, é que começamos a dar o primeiro passo para uma vida nova, bem vivida. Quando ultrapassamos os nossos limites e pensamos na nossa família, por exemplo, principalmente em relação aos nossos filhos, supor que os nossos recursos sejam ilimitados, encoraja-os a levar uma vida irreal com influência negativa sobre o comportamento. Por mais que consideremos que o amor dado aos nossos filhos seja incondicional, não podemos jamais perder a noção de que algo em troca de nada tem exatamente o valor de nada. E você pode ter a certeza de que, quanto mais você der aos seus filhos, mais eles vão considerar que têm o direito a mais e mais. E se um dia você não der algo, eles vão considerá-lo mesquinho e vão fazer de tudo para puni-lo por não ter ganhado o que desejavam.
Educar bem os filhos é tirar de dentro deles o melhor que têm a oferecer. É fazê-los entender deveres e responsabilidades, levando em conta que aprendem facilmente a obter direitos e vantagens. Ora, aquilo que não se ensina em casa a vida vai ensinar a duras penas: duras para eles e para os pais.
Por isso, eu não tenho a menor dúvida de que a clara noção dos nossos limites pode ser a nossa salvação mental e física. Por certo, um dia você ainda vai dizer:
-Ainda bem que os meus recursos são limitados.