Endividamento e Gastos de Natal

O percentual de famílias endividadas recuou 2,2 pontos no mês de novembro, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O total de pessoas que declararam possuir alguma dívida foi de 59,0%, contra 61,2% dos entrevistados em outubro. O indicador também é menor em relação a novembro de 2010, quando 59,8% das famílias haviam reportado possuir dívidas.

A PEIC aponta ainda que o total de pessoas que afirmaram não ter condições de pagar suas dívidas passou de 8,2% em outubro para 7,3% em novembro. Quanto ao número de famílias com contas em atraso, em outubro 21,3% dos entrevistados afirmaram estar nessa situação, já em novembro essa parcela caiu para 20%.

A tendência de redução no nível de endividamento das famílias é observada desde o terceiro trimestre do ano, impulsionada principalmente pela evolução favorável do mercado de trabalho. No entanto, fatores sazonais como o Natal e o início do próximo ano podem proporcionar uma reversão desse processo, já que os gastos extras no período aumentam a demanda por crédito e pressionam o orçamento das famílias.

De fato, um estudo elaborado pela Consultoria Deloitte constatou que mais de 65% dos brasileiros pretendem gastar o mesmo valor ou um pouco mais do que gastaram no ano passado nas compras de Natal. Somente 33% disseram que vão gastar menos.

Dos gastos previstos pelos consumidores, 30% vão para a compra de presentes, a maioria com valores na faixa de R$ 50,00 a R$ 99,00. Outros 18% disseram que pretendem comprar vestuário, 17% querem fazer melhorias na casa, 15% informaram que pretendem gastar com comida e bebida e 12% com diversão fora de casa como viagens e passeios.

Com relação ao uso do 13º salário, 44% disseram que o dinheiro será utilizado para quitar dívidas, enquanto 29% disseram que irão economizar esses recursos. Estas situações ficam mais evidenciadas nas classes sociais D/E e A/B, respectivamente.

Feliz Natal e um excelente 2012!